
Foto: Caio Mazza

Foto: Jay Mattielo

Foto: Jay Mattielo

Foto: Jay Mattielo

Foto: Prefeitura de Trabiju

Foto: Caio Mazza

Foto: Lisa Silvestre
Murilo Ramos Guarnieri é um artista-educador, artista visual e urbano com raízes na cidade de Itapuí no interior do estado de São Paulo. Sua trajetória é atravessada pelas culturas de rua e pelo compromisso com a transformação social por meio de linguagens visuais que envolvem um contexto urbano. Com formação na área de Design e atuações em agência, espaços formais e informais de ensino, desenvolve trabalhos que dialogam com o território, a coletividade e os afetos.
Sua produção artística trafega entre o graffiti, a ilustração e o muralismo, porém também atua na área de audiovisual, fotografia, design gráfico e direção de arte, nas pinturas, com forte presença de cores vivas, traços orgânicos e simbologias que emergem do cotidiano popular da rua, do interior paulista e da identidade-cultural brasileira, comunica algumas reflexões, vivências e autocríticas existentes em uma sociedade colonizada pelo pensamento europeu. Murilo investe na potência dos muros como suportes narrativos e lugares de encontro onde a arte não se transforma em apenas um objeto de decoração, mas em uma ferramenta que comunica, provoca e acolhe.
É um dos idealizadores do espaço artístico independente @aue.xp localizado na cidade de Jaú e integrante do coletivo @arteurbanahiphopjau, com os quais realiza oficinas, intervenções e projetos colaborativos voltados à juventude e à valorização da cultura local. Nessas frentes, atua como arte-educador em iniciativas que unem prática artística, escuta ativa e protagonismo social, promovendo vivências que ressignificam o espaço público e possibilitam novas perspectivas de vida e caminhos possíveis para transitar.
Suas artes já ocuparam escolas, centros culturais, ruas, comunidades, lojas, espaços comerciais e sempre com o olhar atento ao contexto e à memória local. Em seus projetos, arte e educação caminham juntas, fazendo da cri(arte)vidade, uma ferramenta de pertencimento, identidade e transformação do meio em que vive.